Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Educacao Municipal E Destaque No Programa De Desenvolvimento Institucional Integrado Do TCE MT

Educação

Educação Municipal é destaque no Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado do TCE-MT

O município de Juscimeira é destaque no Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), com o cumprimento de 21 das 43 metas estabelecidas. Dentre elas, destaca-se a manutenção em 100% do cadastro do patrimônio municipal e a elevação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais, que passou de 4.8 para 5.8.

Na ocasião, o coordenador do Projeto 1, Guilherme Almeida, reforçou que Tribunal tem investido em orientação técnica. “Nada melhor que isso para fazer com que os municípios evoluam e evitem futuros apontamentos relacionados às contas de governo. Por isso contamos com o engajamento de todos os envolvidos”.

O gerente de projetos da secretaria de planejamento estratégico do município, Otacílio Assunção, apontou como fundamental a parceria entre gestão e TCE-MT para a entrega do melhor serviço ao cidadão. “Agradeço pelo suporte oferecido e o trabalho dos secretários. O programa orienta e facilita a tomada de decisões”.

Atendendo aos protocolos de biossegurança implantados pelo órgão, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), neste ano, os encontros com os gestores dos 21 municípios que compõem o PDI acontecem virtualmente.

O PDI

O PDI tem por objetivo contribuir para a melhoria dos serviços públicos, por meio de práticas que buscam introduzir na administração pública e na sociedade as culturas do planejamento, da transparência, da educação continuada, da eficiência e da inovação, todas elas essenciais para o desenvolvimento econômico e social.

Dentre os pontos avaliados estão o cumprimento das metas estabelecidas nos planejamentos estratégicos, bem como a transparência e as ações voltadas para a participação dos cidadãos.

No total, ele engloba cinco projetos, sendo eles: Projeto 1 – Apoio ao Planejamento Estratégico; Projeto 2 – Incentivo ao acesso à informação e à Consciência Cidadã; Projeto 3 – Orientação por meio de cursos presenciais e à distância; Projeto 4 – Controle Gerencial utilizando o sistema Geoobras; e Projeto 5 – Modernização Institucional.

Publicado em 13/03/2021