Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Projeto Guarda Mirim De Juscimeira Contemplara Estudantes Com Idades Entre 10 E 14 Anos

Educação

Projeto Guarda Mirim de Juscimeira contemplará estudantes com idades entre 10 e 14 anos

Créditos: GCOM - JOÃO PEDRO / LUCAS FRANÇA

Preparar os jovens para serem bons cidadãos no futuro, cientes de suas responsabilidades sociais é um dos principais objetivos do Projeto Guarda Mirim, o qual contemplará estudantes de Juscimeira através da parceria público privada entre Rotary Club de Juscimeira-Águas Termais, Prefeitura Municipal/Educação/Assistência Social, Polícia Militar e empresas locais.  Autoridades se reuniram nessa quarta-feira (01) para definir detalhes para o lançamento oficial.

A presidente do Rotary Juscimeira, Aparecida Marcos de Arruda, uma das idealizadora do projeto, destaca que o Guarda Mirim vai oferecer atividades voltadas para o desenvolvimento dos adolescentes, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, tais como: disciplina, hierarquia, respeito ao próximo, ética, cooperação mútua, amizade, cidadania, orientar sobre os perigos das drogas e do envolvimento com a violência das ruas, incidentes relacionados a acidentes domésticos, promover e conscientizar a obediência às normas de trânsito, dentre outras.

O comandante da Policia Militar do Vale do São Lourenço, tenente coronel Handson Freitas Farias, explica que, o projeto é direcionado para estudantes, que tenham entre 10 e 14 anos completos e que estejam matriculados na rede de ensino publica ou particular, os quais devem ter bom aproveitamento escolar .

“Serão ofertadas 60 vagas, sendo 30 para meninos e 30 para meninas. A duração do Guarda Mirim será de seis meses e carga horária de 280 horas/aulas. Ao término do projeto, os participantes que concluírem com aproveitamento as atividades previstas, receberão certificado de participação em solenidade pública”, acrescentou o comandante.

O prefeito Moisés dos Santos destacou a importância do projeto para a formação de bons cidadãos e relembrou que na sua adolescência ele também participou da Guarda Mirim em Juscimeira.  “Foi a partir de um projeto como esse que me projetou na vida laboral. Graças a Guarda Mirim eu consegui meu primeiro trabalho como “office boy” em uma farmácia.

Na reunião para definir os tramites para o lançamento, também estiveram presentes, o governador assistente da Região 3-Distrito 4440-Rotary Internacional Reinaldo Alves de Aguiar, vice-prefeito Sandoval Simão Vaz, secretária de Educação Brunna Martins, gerente do Sicredi Josuel Barbosa, vereadora Lúcia Ferraz, Sub Tenente PM  Valdir, Joice Helena S. Morschel – diretora da Comissão de Projetos Humanitários, Cássia Claudino Soares Marques, primeira presidente do Rotary e atual secretária.

Publicado em 02/06/2022

Fonte: Ascom Juscimeira