Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Prefeitura De Juscimeira E Governo De MT Implantam Sistema De Transporte Escolar Inedito No Estado

Educação

Prefeitura de Juscimeira e Governo de MT implantam sistema de transporte escolar inédito no Estado

O Trascolar Rural aperfeiçoa rotas, reduz custos do transporte escolar rural e é implantado no município pelo Governo de Mato Grosso e Prefeitura de Juscimeira. A cidade foi escolhida para ser a pioneira com o projeto piloto.  Trata-se de uma ferramenta que visa garantir a integração de todos os dados do universo do transporte escolar dos alunos que residem, prioritariamente, na zona rural.

O sistema ral tem como objetivo o planejamento e gestão do transporte escolar rural, tratando-se de uma ferramenta de geração de rotas e custos para o transporte escolar rural. A ferramenta permite a geração de otimização das rotas escolares promovendo assim a minimização de quilometragens e de custos das trajetórias para o transportar os estudantes das escolas rurais da Rede Estadual e Municipal de Ensino.

O prefeito Moisés dos Santos destacou a importância de ofertar um transporte escolar com mais qualidade, eficiência e atender da melhor forma os estudantes que fazem uso do transporte.

“Esse sistema irá permitir a definição de rotas racionalizadas, que deverão gerar menor tempo de deslocamento, menor custo por aluno e maior eficiência nos repasses ao município, garantindo melhoria na prestação dos nossos serviços”, ressalta Moisés.

O coordenador de transporte escolar, da secretaria estadual de Educação (Seduc-MT), Adonezedeck Mota, disse que o sistema já vem sendo implantado em outros estados e foi desenvolvido e pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG).

“O sistema já demonstrou bons serviços na efetivação de rotas e georeferenciamento nos estados de Pernambuco, Espírito Santo, Rondônia e Goiás. Com a implantação os gestores poderão acompanhar de forma remota de como está sendo executado o transporte no município, tendo em vista que a responsabilidade é mutua, cabendo ao Estado fazer os repasses de recursos e ônibus”, explica o coordenador estadual.

Ainda de acordo com Adonezeck, o Transcolar Rural irá auxiliar no gerenciamento de custos, rotas e georefereciar o aluno. Sendo que, a partir do momento que os todos os  alunos da rota rural estiveram cadastrados no sistema, tanto da Rede Municipal quanto da Estadual, o a ferramenta começa a desenvolver sinalizadores de custo, modelo ideal de transporte de determinada região.

Publicado em 16/02/2023

Fonte: Gcom Juscimeira