Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / PACTO PELA ALFABETIZACAO NA IDADE CERTA E IMPLANTADO EM JUSCIMEIRA

Geral


PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA É IMPLANTADO EM JUSCIMEIRA

Objetivo do Pacto é alfabetizar todas as crianças até o terceiro ano do ensino fundamental, quando elas completam 8 anos

Créditos: Divulgação / Reprodução


Na Escola Municipal Monteiro Lobato, acontece quinzenalmente o encontro de professores e orientadores das redes, municipal e estadual, que estão inseridos no “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”.

 Segundo a secretária municipal de educação, professora Neidemar Santos de Oliveira, “o principal objetivo do Pacto, é alfabetizar todas as crianças, sem exceção, e no momento certo: até o final do terceiro ano do ensino fundamental, quando elas completam oito anos de idade”. Neidemar informou que no Vale do São Lourenço, como em todo o Estado de Mato Grosso e no Brasil, muitas crianças concluem o ciclo destinado à sua alfabetização sem estarem plenamente alfabetizadas, e o “Pacto pela alfabetização na idade certa” quer corrigir esta distorção na base, ou seja, nos municípios.

A secretária falou que a administração municipal, está preparada para enfrentar, juntamente com a escola e com os professores, o desafio de alfabetizar todas as crianças de Juscimeira na idade certa, ou seja, até os oito anos. Professora Neidemar ainda destacou os inúmeros investimentos realizados pelo Município juscimeirense na área educacional, como na aquisição de novo material didático, alimentação escolar de excelente qualidade, cursos de formação e capacitação para os professores da rede municipal, aquisição de móveis, equipamentos, utensílios, livros, material escolar e esportivo para todas as escolas municipais, entre outras ações.

“Nossa proposta é, juntamente com o prefeito Chiquinho, melhorar em 100% a qualidade das nossas escolas, incentivando os alunos, professores e também a família, para que os filhos tenham um ambiente familiar saudável e se preocupem apenas com os estudos”, afirma a professora Neidemar.

Por meio do Ministério da Educação (MEC), o governo federal disponibiliza ao município materiais didáticos e pedagógicos que contribuem para a alfabetização e o letramento. Ao aderir ao Pacto, o município se comprometeu a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e matemática, além de realizar avaliações anuais, aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), junto aos concluintes do terceiro ano do ensino fundamental.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa conta com a participação de todas as esferas governamentais, apostando na valorização de professores e escolas, com investimento em material didático de alta qualidade para todas as crianças e sistema adequado de avaliação, gestão e monitoramento.

Os professores e demais profissionais da educação que participam do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em Juscimeira, começaram o treinamento no mês de março de 2013 e durante um período de dois anos, professores e coordenadores participarão de aulas e treinamentos que serão aplicados simultaneamente nos Centros de Educação Infantil onde está a clientela alvo do “Pacto”; crianças na fase da pré-escola e estudantes dos três primeiros ciclos.


Publicado em 07/05/2013

Fonte: ASCOM/Jusc


Últimas Notícias

Política de Privacidade      Política de Cookies

2024 © Prefeitura Municipal de Juscimeira - Mato Grosso - CEP: 78810-000