Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Juscimeira Homenageia O Precursor Do Cooperativismo Em MT Com Memorial E Busto De Bronze

Juscimeira homenageia o precursor do cooperativismo em MT com memorial e busto de bronze

Uma das personalidades mais importantes de Juscimeira e precursor do cooperativismo mato-grossense, terá um espaço para abrigar toda a sua importante história. O Memorial Padre João, que teve sua estrutura física recém inaugurada, recebeu nesta semana, representantes do Executivo, iniciativa privada e igreja católica, para a escolha do local ao entorno que será instalado um busto com a imagem do homenageado.

“O padre João foi um dos primeiros a fomentar a cultura do cooperativismo em Mato Grosso, ele fundou e presidiu a Ocemat, Sicredi e a Comajul. Lembro desde que eu era guri, entre uma celebração religiosa e outra, padre João também se dedicava a assistência social aos mais necessitados e enfermos,” relembrou o prefeito Móises.

A confecção do busto do Padre João, ou Johannes Berthold Henning seu nome de batismo, será agraciada pela agência do Sicredi. O material da estátua de meio corpo será bronze com as mesmas medidas do homenageado, a qual deverá ser instalada na parte externa do memorial, no interior da Praça da Matriz.

O prefeito destacou as importantes parcerias com o Sicredi com a atual gestão, entre elas o Programa “A União Faz a Vida”, o qual capacitou professores da rede municipal e beneficiou mais de 500 alunos. Outra benfeitoria para os munícipes foi a colocação de pontos de ônibus na sede e nos distritos de Placa de Santo Antônio, Irenópolis e Santa Elvira.

O novo investimento do Sicredi no município, foi anunciado na ocasião pelo gerente da agência Juscimeira, Josuél Barbosa,  o qual confirmou o início da construção da nova sede do Sicredi, previsto para começar no próximo mês.

Padre João

Nascido na cidade de Bodenrode, na Alemanha, em 7 de julho de 1934, o padre João, como era conhecido, chegou ao Brasil em 1967, sete anos depois de ter sido ordenado sacerdote diocesano pela igreja católica. Após passar um período em Petrópolis (RJ), onde aprendeu a língua portuguesa, migrou para Juscimeira, Sul do Estado.

Considerado o patrono do Sicredi no Estado, o padre alemão “aportuguesou” seu nome para João com o qual é conhecido no Estado. Pioneiro e desbravador, o padre logo percebeu que poderia despertar o espírito do trabalho em conjunto na comunidade. A associação dos amigos de Juscimeira, fundada pelo padre foi uma alternativa para resolver problemas comuns de um grupo de agricultores da região. Dessa associação surgiu a cooperativa mista agropecuária de Juscimeira, atualmente com 3,5 mil cooperados.

Em sua trajetória, o padre participou da fundação de todas as cooperativas do Sicredi no Estado e da comemoração dos 20 anos de atuação em Mato Grosso. Além disso, presidiu a Ocemat, a Comajul e a central Sicredi-MT. Ele também foi presidente da Sicredi Vale do Cerrado-MT e faleceu vitima de infarto no dia 24 de agosto de 2010, na cidade de Juscimeira, onde seu corpo está sepultado.

Publicado em 25/01/2019

Fonte: Assessoria de Imprensa PMJ