Geral


Juscimeira é destaque em planejamento estratégico na Região Sul do Estado

Créditos: Divulgação / Reprodução


Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Juscimeira, Querência e São Félix do Araguaia foram os primeiros cinco municípios que apresentaram ao Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) os resultados alcançados em 2021 no programa voltado ao aprimoramento do planejamento estratégico das gestões.

Coordenadas pela Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação do Tribunal de Contas, as reuniões, começaram a ser realizadas em 8 de fevereiro e se estendem até 3 março, contando com a participação de 20 municípios signatários do Termo de Adesão ao projeto, que avalia o cumprimento de metas e a transparência das ações voltadas à participação dos cidadãos.

De acordo com o titular da Pasta, Adjair Roque de Arruda, o intuito do programa é contribuir para a melhoria dos serviços públicos, por meio de práticas que buscam introduzir na administração pública e na sociedade as culturas do planejamento, da transparência, da educação continuada, da eficiência e da inovação, todas elas essenciais para o desenvolvimento econômico e social. 

“Mesmo durante este período de pandemia, conseguimos desenvolver este trabalho mais de perto. O presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, que é um dos precursores dessa aproximação, vai dar continuidade a esse tipo ação porque entende que, além de fiscalizar, o Tribunal precisa trabalhar na campanha orientativa, porque é nas cidades que moram as pessoas e elas precisam ter serviço prestado com qualidade”, disse durante a abertura.

Em Juscimeira, 82,22% de metas foram alcançadas. Dentre elas, há que se mencionar o aumento de 50% para 63% no número de servidores efetivos ou comissionados a serem capacitados, o aumento de 8 para 12 no número de aparelhos turísticos do município, o aumento de 94% para 98,43% na cobertura da educação infantil e a ampliação de 12% para 22,41% no percentual de famílias assistidas na agricultura familiar.

“Temos muitas obras em execução, asfalto recuperado e inauguramos um hospital novo. Na região sul, somos o município que mais cresceu na comparação entre 2020 e 2021, e devemos isso a este projeto do Tribunal de Contas. Sabemos o quanto o planejamento é importante para o desenvolvimento de qualquer órgão, seja privado ou público e, por conta disso, deixamos de errar muito”, afirmou o prefeito Moisés dos Santos.


Publicado em 15/02/2022

Fonte: TCE-MT


Últimas Notícias

2022 © Prefeitura Municipal de Juscimeira - Mato Grosso - CEP: 78810-000