Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias /

Após ser impedida de ocupar vaga, pedagoga autista toma posse em novo concurso

Depois de ser impedida de tomar posse para cargo na área de Educação na Prefeitura de Rondonópolis, mesmo tendo sido aprovada em 1º lugar, a pedagoga Giulyane Santana, de 25 anos, tomou posse em Juscimeira, após passar em novo concurso.

A posse ocorreu na quarta-feira (17), e Giulyane já está trabalhando. Ela foi aprovada e tomou posse para o mesmo cargo que havia concorrido em Rondonópolis.

Impedimento

A condição de pessoa dentro do TEA (Transtorno do Espectro Autista) foi considerada inapta para exercer o cargo de professora, após ter passado em 1º lugar nas vagas destinadas à PCDs (Pessoas Com Deficiência).

“Na época, mesmo se considerasse a aprovação por ampla concorrência e não por cota, eu poderia tomar posse, mas fui considerada inapta”, comentou Giulyane.

Giulyane foi aprovada em todas as fases do concurso público, mas acabou sendo considerada apta para o cargo de professora, em uma decisão do Desopem (Departamento de Saúde Ocupacional e Perícia Médica) da cidade.

“Para eu conseguir tomar posse em Rondonópolis tem que ser por uma decisão da Justiça, então não sei como vai ficar. Por último, eles me consideraram inapta por motivos psicológicos não esclarecidos. Mas, estou feliz com a posse m Juscimeira, onde fui muito bem recebida e já estou trabalhando”, contou ela.

O resultado da avaliação da prefeitura foi baseado em um trecho do laudo médico encaminhado pela própria candidata, explicando que ela “evita lugares muitos cheios se possível (digo situações de interação social que não agreguem ou que não considerem prazerosas como festas cheias, bailes etc)”.

Publicado em 20/04/2024

Fonte: Primeira Página